Radio

sábado, 16 de julho de 2011

Teoria das cores e design

Teoria das cores e design
As cores nos encantam todos os dias, deixando o mundo ainda mais bonito. Além disso, são uma forma de comunicação não verbal que define símbolos e padrões dentro da sociedade e na nossa educação, por exemplo as cores de trânsito. De uma forma ou de outra todos somos tocados pelas cores e sua beleza ou funcionalidade, e esses dois atributos estão intensamente ligados ao design.
Porém inicialmente vamos falar um pouco mais de cor, os efeitos sobre nossa percepção e as sensações que provocam em nosso organismo.

Definição
Cor, segundo o dicionário, é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.
Processo biológico
Após ser captada pela visão, a cor é processada pelo cérebro, formada, quantificada e avaliada, tornando-se um elemento de significado. Nessa etapa o cérebro identifica qual cor é vista e a relaciona com experiências anteriores para atribuir valores a cor. Desse modo, pode-se considerar que os seres humanos têm uma resposta emocional à cor, fundamentada no contexto cultural em que se insere.
Importância histórica
Assim, quando o Homem tomou consciência desta realidade, aprendeu a usar as cores como estímulos para encontrar determinadas respostas e, a cor que durante muito tempo só teve finalidades estéticas, passou a ter também finalidades e funcionalidades práticas.
Dessa forma convencionou o uso de algumas cores com um significado pré –estabelecidos em conjunto com a sociedade e cultura.
Significado das coresAs cores possuem muitos significados diferentes de acordo com o uso ou atribuição, além de ter mudanças relevantes em seu significado de acordo com os diferentes processos históricos e a cultura em que estão inseridas.
Por exemplo, a cor azul significa imortalidade para os chineses enquanto no Irã é uma das cores do luto. Baseamos a análise na cultura Ocidental, mais comum no Brasil.
Vermelho: Esta é uma cor quente e intensa, muito usada para demonstrar conflito de emoções tal como o amor e a paixão, força de vontade, conquista liderança e senso de auto-estima. Sempre prende a atenção e gera muito destaque nas composições.
Laranja: Simboliza: encorajamento, estimulação, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade. Traz consigo características do vermelho e do amarelo. Porém é menos intenso que o vermelho e mais jovial também.
Amarelo: Cor tranqüila que remete a cuidado. Tem como principais significados a riqueza, alegria, vivacidade. Apesar de marcar nos objetos pode ser considerada uma cor leve.
Verde: É uma cor harmoniosa e tranqüila. Significa esperança, perseverança, satisfação, fertilidade, vida nova, crescimento, natureza. È uma cor neutra e pode ser usada em composições tanto como quente como fria.
Azul: Uma cor fria que possui uma presença muito forte, dificilmente passa despercebida. Passa autoridade, calma, confidência, dignidade, estabilidade, lealdade, poder, sucesso, segurança e confiabilidade.
Violeta : É a cor da alquimia e da magia, remete à cerimônia, alto valor, fantasia, justiça, mistério, notoriedade, realeza, sofisticação e espiritualidade.É uma mistura de azul e vermelho herdando características de ambas as cores, é considerada uma cor mais neutra.
Preto: Preto é tecnicamente a absorção de todas as cores. Por conta disso ele representa a autoridade, rigidez, elegância e tradição. È uma cor com presença constante por ser de grande apelo e boa aceitação.
Cinza: Representa autoridade, mentalidade corporativa, humildade, praticidade, respeito, estabilidade, humilhação e neutralidade. È uma mistura de preto e branco levando consigo essa dubialidade, sendo melhor utilizada em contraste com outra cor.
Branco: Transmite limpeza, inocência, paz, pureza, refinamento, simplicidade, confiabilidade, imensidão.
Marrom: Representa a constância, a disciplina, a uniformidade e a observação das regras.
Calma, profundidade, terra, natureza, rascunho. É uma cor neutra, mas que transmite credibilidade.
Rosa: É romance, amor espiritual, evoca delicadeza e inocência. Deriva do vermelho, mas possui características neutras e harmoniosas.
Cores aplicadas ao Design:
Dentro desse aspecto das cores e seus significados é importante trazer esse significado para as peças de design que desenvolvemos. Afinal a cor também colabora na forma final  de seu trabalho e precisa estar coerente com o projeto de design. Além da teoria das cores é preciso levar em consideração, no processo criativo, outros fatores como aplicabilidade, densidade da peça, iluminação em ter outros.
Vermelho: É a cor mais quente, apaixonante e dinâmica entre todas. Estimula visualmente, inspira, excita e agita.Use em pequenas doses na sua forma pura , apenas para chamar atenção aos pontos mais importantes ou em projetos que queiram realmente despertar a paixão.
Laranja: nem tão vibrante quanto o vermelho, o laranja consegue ser uma cor equilibrada, sendo vibrante e ao mesmo tempo convidativa e acolhedora.
Onde usar: Para dar uma impressão simpática e convidativa para desenhos com energia e movimento sem ser avassalador.
Amarelo: A mais brilhante e energizante das cores quentes, é acolhedora, alegre estimulante  e expansiva. Use para dar a impressão de felicidade e alegria. Em seu estado puro pode ser usado para projetos com crianças enquanto os tons escuros servem para designar antiguidade.
Verde : O verde é uma cor fria calmante, que equilibra e rejuvenesce. Use para dar harmonia e equilíbrio do design. Os tons mais escuros representam a estabilidade e prosperidade.
Azul: Representa confiança, credibilidade e segurança. Use em projetos corporativos e de negócios. Tons mais claros podem ser utilizados em sites sociais, pois o azul claro representa calma e simpatia.
Violeta: Representa nobreza, abundancia e luxo. Utilize em projetos para aguçar a criatividade e imaginação, caracterização da riqueza e luxo e para dar tons de romance e requinte.
Monocromáticos:
Utilize como backdrop para as cores mais intensas e vivas. De acordo com a característica pretendida.
Preto: Utilize em layout que preze elegância, o poder e modernidade. Possui a vantagem de ser sóbrio e se preciso misterioso.
Cinza: É a cor mais neutra. Sua falta de energia está associada ao design mais clássico. 
Branco:
 Representa limpeza, simplicidade e minimalismo. Utilize para obter um design mais clean e funional. Muito usado em logos com jogos de negativo/positivo, ou com textos reversos.
Marrons: Ideal para backdrops em projetos com uso de texturas e afins. Utilize em projetos que passem confiança e integridade.
Marfim: Utilize em layouts que precisem passar elegância.
Bege: Assim como o cinza, possui um uso mais clássico, cuidado para não se tornar cansativo.
Claro que a teoria das cores não pode sobrepor a criatividade, mas trata-se de uma boa base para criar e defender peças, lembrando sempre que os significados variam culturalmente sendo importante para um bom designer construir sua bagagem cultural.
Então faça um bom uso das cores e de sua criatividade mantendo sempre o bom senso, aproveite e tenha ótimas criações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário